A relação entre a estética e a autoestima

Você tem se descuidado com a sua parte estética? Tem se sentido pra baixo e triste? Não deixe de conferir este post que foi feito para você. Vamos descobrir juntas a relação entre a estética e a autoestima.

A todo o momento, vivemos bombardeados de fotos e vídeos que influenciadoras, artistas, pessoas que aparentam estar sempre perfeitas. Pele, corpo, rosto, cabelos, looks, acessórios, é como se tudo fosse impecável e bem distante de nossa realidade.

Por esse excesso de imagens muitas pessoas acabam por criar um padrão de beleza inatingível, e com isso descuidando de sua estética, esse descuido pode acarretar em vários problemas em diversas áreas e é sobre esse assunto, que eu quero falar com você aqui.

 

Autoestima x autoimagem

Que tal antes de aprofundarmos sobre esse assunto, entendermos dois conceitos de extrema importância. Dizemos que a autoimagem é a forma com que a pessoa se vê de forma física, social e emocional.

Já autoestima, é relativo a uma construção sobre o que uma pessoa pensa sobre ela mesma e a percepção dos outros. É importante deixar claro que ambas percepções são importantes.

 Mulher na praia de Cabeçidas posando para fotos

 

O que a acomodação na parte da estética pode gerar?

Quando falamos sobre o processo de acomodação, queremos dizer, sobre a não importância que cuidar de sua autoimagem em todos os seus aspectos. É importante averiguar o motivo real sobre o que está causando essa acomodação, e nesse caso, vale a pena procurar ajuda profissional.

Mas de uma forma geral, a acomodação com a sua parte estética por prejudicar diversas áreas. Vamos explanar cada problema a seguir.

 Imagem de uma mulher depressiva

 

Acomodação na parte profissional

Ao passar a se acomodar com a parte estética, você irá interferir diretamente na sua imagem e em como as pessoas te enxergam. Isso não tem a ver com roupas caras, tipos de corpo, ou opções de estilo, aqui levamos em conta o descuido e desleixo.

Ao se acomodar com a parte estética, você passa a não demonstrar o seu melhor no seu ambiente profissional. Se você trabalha diretamente com o público, imagine o que você irá comunicar com uma imagem descuidada? Será que o descuido lhe fará agregar mais ou menos em seu profissional?

Você não precisa de roupas novas, mas sim precisa passar uma imagem de pessoa bem cuidada, que usa roupas limpas e passadas (ou que sejam de tecidos que não se amassam com facilidade), que está com cabelos tratados.

De uma forma geral, com uma aparência harmônica.

 

Acomodação no relacionamento

Pense bem, se você está em uma relação, mas não está cuidando de si mesma, será que o relacionamento não será abalado? Será que ele não tem uma parcela de culpa quanto a isso? Será que não se amar a ponto de se descuidar interfere na forma de amar outra pessoa?

Se você não gosta de passar um tempo com você, se cuidando, dedicando um pouco de autocuidado com a sua imagem, como pode ter uma relação bem cuidada? Ao não dedicar um tempo específico para você, como ser humano único, você vai interferir em todas as suas relações sociais, sejam amorosas ou não.

Cuide de você, e não cuide apenas dos outros. Você é a sua maior prioridade, o seu maior compromisso. Sendo assim, você conseguirá ter relações saudáveis. Ao se acomodar com sua parte estética, você demonstra para o outro que não se acha valorosa, algo que você é.

 

Como superar essa acomodação na parte estética?

Além das orientações de profissionais da área da psicologia, eu coloquei aqui algumas dicas pessoais que me ajudaram a levantar a minha relação entre a estética e a autoestima. Vamos ver algumas das minhas dicas a seguir.

 

Ritual ao acordar

Tenha um ritual só seu ao acordar, independente das pessoas com que você mora, busque ter dez minutos com você mesma. Nesse tempo, você poderá ler duas páginas de um livro, um versículo da bíblia, fazer uma oração, você irá fazer algo somente por você.

Com certeza, será algo muito especial, começar o seu dia sem olhar o celular, sem já sair correndo para fazer os seus afazeres. Acredite em mim, esse tempinho de encontro com você, faz um bem enorme.

Mulher meditando na praia de Porto Belo em Santa Catarina

 

Faça um spa day

Tire um dia para você (pode ser apenas duas ou três horas) e diga para si mesma: eu vou me mimar. Tome um banho com esponja e espumas, hidrate o seu cabelo, faça depilação, uma pequena massagem no corpo e no rosto, faça um escalda-pés.

Coloque uma música que você gosta seja ela um forró, ou uma música clássica, a ideia é relaxar o seu corpo e a sua mente. Se quiser use incensos ou aromatizantes para estimular também o seu sentido do olfato. Tome um vinho, um suco ou um espumante, para estimular o seu paladar.

 

Compre algo especial

Quem não ama ganhar algo novo? Eu mesma amo me dar semijoias, não é à toa que tenho várias daqui da Lleveux em minha caixinha de joias. Ao se dar um presente você demonstra se importar consigo mesma.

Não precisa esperar alguém lhe dar um presente, ou esperar que uma data especial chegue. É preciso apenas que você ache algo bonito (para você usar, nada de coisas para sua casa) e compre para você, e assim que comprar, comece a usar.

 Mulher mostrando caixas de semijoias

 

Faça uma atividade física

Os exercícios físicos ajudam a liberar hormônios que nos deixam mais felizes. Além de nos deixar muito mais dispostas para começar bem um dia. Que tal fazer uma caminhada ou corrida de quinze minutos?

Se você não puder sair de casa, opte por pular corda, ou coloque uma música animada e comece a dançar.

 Mulher passeando de bicicleta com a filha na praia de Cabeçudas Itajaí

 

Se arrume para você

Não deixe para se arrumar somente quando surge um evento social, se arrume para você, cuide de você, saia da acomodação da sua parte estética por você. Ao colocar uma roupa bonita, se leve para almoçar ou jantar, aprecie a beleza de sua companhia, é algo impagável.

 Mulher com lindos acessórios

 

E ai, gostou do blog de hoje?

Então compartilhe com outras mulheres, vamos fortalecer esse movimento de empoderamento, um beijo Mô 💋

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados